17th março, 2014 / Dicas, Fortaleza, Notícias / Sem Comentário

A iniciativa conta a história do livro Iracema, de José de Alencar, por meio de 18 totens instalados ao longo do espigão da Rua João Cordeiro

Um resgate à literatura cearense. Com esse intuito, a Prefeitura Municipal de Fortaleza entregou nesta segunda-feira (10/3) o projeto “Livro Urbano”, que conta de forma resumida a história do livro Iracema, uma das mais importantes obras escritas pelo autor José de Alencar.

A solenidade, no início da noite, no espigão  da Rua João Cordeiro (Praia de Iracema), contou com a presença do prefeito Roberto Cláudio, de secretários da gestão municipal e membros da Academia Brasileira de Letras e da Academia Cearense de Letras. “Esse é um equipamento que valoriza a nossa história e resgata a nossa cultura. Iracema é uma personagem que é um ícone em vários espaços da cidade. Todos poderão ter acesso”, destacou Roberto Cláudio.

Em 33 capítulos, os principais trechos da obra clássica do cearense José de Alencar são contados através de dezoito totens (com 2,3 metros de altura cada), espalhados ao longo dos 600 metros do espigão, e com iluminação especial no período noturno. O projeto “Livro Urbano” conta com recursos do Ministério do Turismo da ordem de R$ 305,9 mil.

“Além de valorizarmos um dos maiores escritores da literatura brasileira e cearense, estamos iniciando a construção de uma nova matriz histórico-cultural em Fortaleza. Juntamente com as matrizes do turismo de eventos e do turismo de praia e sol, vamos reforçar a atração de diferentes perfis de visitantes para a cidade”, explicou o secretário Municipal de Turismo, Salmito Filho, ressaltando que o novo projeto também deve atrair estudantes da escola pública.

 


Escrever Comentário