No dia 1º de maio vários países do mundo comemoram o Dia Internacional do Trabalho, como uma forma de celebrar as conquistas dos trabalhadores ao longo da história. Para festejar a data, a Prefeitura, por meio da Secretaria do Trabalho, Desenvolvimento Social e Combate à Fome (Setra), preparou uma programação especial entre os dias 1º e 08 de maio para os trabalhadores de Fortaleza e suas famílias.

A programação tem início na quinta-feira, 1º de maio, com a realização de uma manhã de serviços para os trabalhadores fortalezenses na Praça do Ferreira (Centro). A ação, cujo tema é “Trabalho Decente”, acontecerá de 8h às 12h. Os trabalhadores e seus familiares contarão com uma série de serviços de saúde, terapêuticos, de beleza e de melhoria da qualidade de vida; de orientação, intermediação e formalização para o trabalho, além de muita diversão, a partir da apresentação de bandas, shows e atrações musicais. A manhã festiva será realizada, de forma unificada, pela Prefeitura de Fortaleza, Governo do Estado,  Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRT-CE), entidades do Sistema S (Sesi, Sest, Senac, Senat e Senai) e Sindicatos.

Já na sexta-feira, 02 de maio, os trabalhadores que procurarem as unidades do Sine Municipal serão recepcionados com uma acolhida especial incluindo café da manhã. Fortaleza conta com três Sines Municipais, localizados na sede das Regionais I, III e V,  que prestam atendimento à população de segunda a sexta-feira, de 8 às 12 horas e 13 às 17 horas. Nestes equipamentos, os trabalhadores encontram serviços de cadastro do trabalhador, intermediação de mão de obra e atendimento do seguro – desemprego, entre outros.

Para finalizar a programação, técnicos da Coordenadoria  de Gestão Integrada do Trabalho e Qualificação Profissional da Setra realizarão, entre os dias 05 e 08 de maio, oficinas junto à população atendida nos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS). Ao todo, 12 equipamentos receberão momentos de capacitação sobre orientação para o mundo do trabalho e direitos trabalhistas. As oficinas acontecerão sempre de 9h às 10h30 e de 14 às 15h30.


Escrever Comentário